Pages

Friday, June 29, 2007

Lifestyle Rastafari - Parte 2

Aspectos do estilo rastafari de vida

A ganja é consumida para estimular a meditação, e é considerada sagrada (em parte devido a interpretações bíblicas segundo as quais a erva teria sido a única espécie a crescer sobre o túmulo do Rei Salomão).
A evidente identificação dos negros com o povo judeu, que, como conta a Bíblia, foi escravizado pelos Babilônios no Egito, levava os rastas a se referirem ao sistema dominante como Babilônia, e aos homens brancos como baldheads (literalmente, cabeças peladas, pelo fato de os brancos não utilizarem dreadlocks).
A África, e especialmente a Etiópia, são consideradas a terra prometida, geralmente chamada de Zion (em referência ao Monte Sião, onde Moisés recebeu as sagradas escrituras).
O movimento de repatriação, divulgado por Garvey, é considerado por muitos como uma busca espiritual, embora haja aqueles que realmente desejam se transportar para a África. Influenciado pela religião panteísta, o homem rasta considera que todos nós podemos participar de Deus. Muitos rastas dizem que o rastafarianismo não é uma religião, uma vez que o termo significa re ligar, unir o homem a Deus mais uma vez.
O rasta acredita que o homem não pode existir separado de Deus.
A expressão I and I (eu e eu), utilizada com frequencia pelos rastas, significa algo como "eu com a presença de JAH". Porém, há um outro sentido para esta expressão: uma vez que todos os seres humanos são iguais, não faz sentido que uma pessoa se refira a si próprio como eu, e ao próximo como você.
Portanto, I and I é utilizado algumas vezes com o sentido de nós (eu e você) .
Os rastafaris costumam rejeitar seus nomes "oficiais", aqueles que constam da carteira de identidade.
Afirmando que estes são os nomes que lhe foram dados pelos opressores, os rastas escolhem seus próprios nomes. Bob Marley, por exemplo, escolheu para si o nome de Berhane Selassie.

1 comment:

  1. bob nao era rasta pois o bob cherava.
    eu curto muuuuito bob masi isso é a unica merda

    ReplyDelete

Note: Only a member of this blog may post a comment.