Pages

Wednesday, June 27, 2007

THE WAILERS


Um grupo qualquer quando se junta para formar uma banda qualquer, geralmente sabe o que quer, apesar de existirem bandas formadas apenas por pura diversão. Pelo menos no caso da banda The Wailers que como outras tantas bandas não começaram com um nome definitivo, a coisa era séria desde o começo. Todos tinham talento, o que tornava a coisa séria e profissional, mesmo tendo em vista as dificuldades e tropeços no começo da carreira. Vários foram também os artistas que fizeram parte da The Wailers, alguns definitivos e essenciais, outros nem tanto. Mas todos que fizeram parte deram contribuições para desenvolver e gerar a banda definitiva e lendária. A essência do grupo veio desde o começo até o fim e foi gerado pelos artistas que realmente eram um Wailer (Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Livingston). No início a banda com sua formação primária tocava sons nada parecidos com o Reggae. Só com o decorrer do tempo que a banda foi encaminhando-se para o Reggae, como todas outras bandas de Reggae na época.

Bem, tudo começa com Bob e Bunny. Bob desde pequeno tem interesse por música e é claro, sempre teve o talento necessário para o mesmo. Por volta de 1960 Bob inicia sua carreira musical. Em 1961 grava suas primeiras músicas. Nesta época também, Robert Marley une-se a Bunny Livingston e Winston Hubert McItosh, formando assim a primeira composição principal dos Wailers. Os Wailers começaram se chamando Wailing Wailers. Eles tocam com muitos e diferentes músicos inclusive a banda de ska Skatelites. Outros integrantes que fizeram parte dos Wailers originais nesta época foram: Junior Brathwaite (backing vocals), Beverly Kelso (backing vocals) e Constantine Walker (percussão).

Por volta de 1963-64 o grupo passa a se chamar The Wailers. Há um constante entra e sai de músicos na banda. Mas dois caras entram em 1969, vindos da banda de Lee Perry, e são definitivos na composição da lendária banda. São os irmãos Barrett: Aston "Family Man" Barret (baixo) e Carlton "Carly" Barret (bateria). Até o momento predomina Peter Tosh na guitarra solo, vocais e backing; Bunny Livingston na percussão, vocais e backing e Bob Marley nos vocais, backing vocais e guitarra rítmica, e assim permanece o grupo até 1973.

A partir de 1974 a The Wailers é renomeada definitivamente Bob Marley & The Wailers. Apesar de alguns discos e compactos antes terem saído como Bob Marley & The Wailers, Peter não gostou da idéia que foi de Chris Blackwell (que financiou o Catch A Fire e era dono da Island Records na época). Chris sugeriu o nome Bob Marley & The Wailers para a banda porque Chris achava que Bob tinha mais liderança, etc. Com todos desentendimentos e alegações, Peter e Bunny acabam saindo da banda partindo os dois para carreira solo. Agora no lugar dos backing vocais de Peter e Bunny entram as I-Threes (Marcia Grifftiths, Judy Mowatt e Rita Marley). Na guitarra solo, substituindo Peter Tosh, entra Al Anderson. Entra também o novo integrante Touter Harvey, no piano e no orgão (o cara que lídera a banda Inner Circle atualmente), mas apenas toca nas gravações do disco Natty Dread.

Em 1976 entra para a The Wailers o bluesman Donald Kinsey. Nesta época Bob Marley sofre um atentado. E como o atentado ocorreu no meio de um ensaio da banda, Donald é recebido à bala logo na sua estréia, junto ao restante da banda. Donald então questiona espantado: ("É isso que é a Jamaica?!!"). Donald Kinsey toca apenas no disco Rastaman Vibration. O guitarrista Earl "Chinna" Smith também entra na banda mas não permanece.

Em 1977 é acrescentado Tyrone Downie (orgão) e Junior Marvin (na guitarra solo, trazido por Chris Blackwell). Junior Marvin logo mostra seu talento em sua estréia no disco Exodus e se torna líder da The Wailers após a morte de Bob. Junior Marvin lidera até hoje a The Wailers (que não é como antes devido a grandes baixas na banda como a morte do baterista Carlton Barret assassinado por uma trama de sua amante junto a sua esposa em 1987, uma grande perda!!!).

Muitos músicos tocaram apenas nos discos de Marley, outros eram velhos integrantes dos anos sessenta. Entre eles está Alvin "Seeco" Patterson (percussão), um velho integrante da The Wailers que sempre esteve na banda. Atualmente a banda The Wailers é praticamente um fantasma que vive da fama de quando tinha Marley e sua composição original.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.