Pages

Thursday, June 7, 2007

Ambush in the night (Bob Marley)

Em 1.977, ocorreu na Jamaica uma eleição para eleger quem seria o novo presidente deste país. Um ano antes, a casa de Bob Marley, na Hope Road em Kingston, foi invadida por uma gangue muito bem armada que atirou em todos que estavam naquele momento dentro da mansão.

O rei do reggae e sua mulher Rita Marley estavam no interior da casa durante o atentado, pois tinham vindo para as acompanhar às eleições, e foram feridos. Naquela época, este acontecimento foi considerado político, pois Bob Marley não gostava desta classe social e era considerado por muitos, devido a este motivo, um revolucionário. Então, ele e sua mulher, Rita, foram exilados da Jamaica, pois os governantes daquele tempo afirmavam que ele atrapalhava a política, as eleições, através de suas músicas, pois estas manipulavam a população africana contra o regime político vigente naquela época.

Durante seu exílio, Bob Marley escreveu a música Ambush in the night, que significa atentado na noite, que relata todo seu sentimento de repudio diante do fato ocorrido, denuncia aqueles, o governo, que sustenta as pessoas ignorantes e conseqüentemente oscilando o bastante para dispara-se em nome de jogos políticos. Este fato realmente tornara-se um tabu no decorrer da vida de Bob Marley.

Porém a revelação deste fato veio à tona, tempos depois da composição de Ambush in the night. Este atentado foi cometido por um bando de Concrete Jungle, uma favela de Kingston, como vingança contra Alan Skilly Cole, um jogador de futebol, amigo de Marley desde a infância, que havia manipulado os resultados das corridas de cavalo e quebrado a banca das apostas ilegais a seu favor.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.