Pages

Thursday, June 28, 2007

RASTAFARIANISMO


Tudo começou com um ex-escravo afro-americano chamado George Liele, que fundou a Igreja Batista na Jamaica no século 17. Nascia aí uma filosofia com vários pontos em comum com o judaísmo.
Sem organização, hierarquia ou fé no poder, os seguidores dessa filosofia combinaram crenças africanas muito antigas com o cristianismo fundamentalista dos Estados Unidos, em particular a Igreja Batista.

Os jamaicanos sofriam com a discriminação racial e com a impossibilidade de retorno a pátria, o que fez surgir na ilha vários líderes políticos. Um deles, o sindicalista jamaicano Marcos Mosiah Garvey, pregava que os negros deveriam voltar para a África, de onde tinham sido tirados para trabalhar como escravos. Em uma de suas pregações Garvey profetizou : " Quando um rei negro for coroado na África, será o sinal de que a redenção está próxima."

Em 1930, a Etiópia coroou o primeiro imperador negro da África. Seu nome era Ras Tafari Makonnen, mas adotou o nome Hailé Selassié e se intitulava o " Rei os Reis, Senhor dos Senhores, Leão Conquistador da Tribo de Judá ".

Com a concretização da profecia de Marcos Garvey e a fusão de suas ideologias com a filosofia criada no século 17, nascia aí o Rastafarianismo, assim chamado em homenagem a Ras Tafari Makonnen, que afirmava ser de uma linhagem sagrada : descendia do casamento do rei judeu Salomão, filho de Davi, com a Rainha de Sabá. Os rastafaris veêm Selassié como o novo Messias.

Os rastas se ploriferaram pela Jamaica. Não cortavam o cabelo, não faziam a barba, não comiam carne de porco, não bebiam álcool, não fumavam tabaco e faziam uso da maconha, pois a tinham como uma erva sagrada.

Em 1966, Hailé Selassié visitou a Jamaica e pregou que a imigração para a terra prometida não deveria ocorrer antes de a própria ilha ser libertada. Com isso o Rastafarianismo ganhou um perfil político. Nasceu daí o Rastafarian Moviment Organization, que compilou grupos ligados ao culto e montou o jornal Rasta Voice. Só que nenhum veículo de informação deu-se melhor do que as pregações de Bob Marley nos anos 70.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.