Pages

Thursday, July 19, 2007

TROJAN RECORDS

Desde sua criação em 1968, a Trojan Records sempre foi e ainda é um selo de referência da música jamaicana. Tal patamar foi alcançado por sempre apresentar o que há de melhor em sons jamaicanos clássicos, Rocksteady e reggae que explodiram nos anos de seu lançamento, até os estilos modernos de Dancehall e Jungle. A Trojan é reconhecida mundialmente por sua excelência em qualidade de suas produções, famosas por destacarem e lançarem nomes importantes da nata do talento jamaicano, como Bob Marley & Wailers, Dennis Brown, John Holt, Ken Boothe, Toots & The Maytals e Inner Circle, além de uma infinita lista de artistas ilustres. Produtores que foram primordiais ao desenvolvimento da produtora receberam também a atenção devida, com os trabalhos de figuras legendárias como Arthur 'Duke' Reid, lee ' Scratch ' Perry, Clement ‘Coxsone ' Dodd e Leslie Kong que caracterizaram as primeiras obras da Trojan.

Um ano antes de sua fundação oficial, a Island Records lançou uma “amostra” para as produções de Duke Reid, o que seria futuramente o início de infinitas gravações. O próprio nome derivou-se dos Leyland ‘Trojan’ Trucks que eram os famosos caminhões utilizados para transportar os pesados equipamentos de som (Sound System) do produtor. Esses caminhões rodavam por todo canto da ilha, trazendo sempre novas produções e organizando pequenas festas por toda Jamaica, onde receberam o brasão “Duke Reid, The Trojan King of Sounds”.

Em 1968, o rico empresário Lee Gopthal fundiu sua empresa ao Trojan e ao contrário das primeiras produções, a nova etiqueta da Trojan baseou-se em variadas fontes, como os produtores britânicos Dandy e Joe Mansano além de nomes jamaicanos ainda não muito divulgados com Lee Perry, Bunny Lee, Clancy Eccles e também o próprio Duke Reid. O tempo passou e o número de produções foi aumentando cada vez mais, o que acarretou na formação de uma série de etiquetas “subsidiárias” que tinham como responsável um único produtor...

Exemplos disso foram Amalgamated (Joe Gibbs), High Note (Sonia Pottinger), Upsetter (Lee Perry), Jackpot (Bunny Lee), Clandisc (Clancy Eccles) e Downtown (Robert 'Dandy' Thompson). No ano seguinte o esquema continuou e pelo menos mais trinta novas diferentes etiquetas surgiram com o selo Trojan.

No verão de 2001, a Trojan foi adquirida pelo Sanctuary Records Group que se ajustou rapidamente aos padrões da etiqueta e são considerados internacionalmente líderes na produção de discos da música jamaicana.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.