Pages

Saturday, July 21, 2007

História das Crenças em Etiópia : Os Falashas (PARTE 1)

Era Reino de Salomão em Israel, pouco se sabia sobre um reino longíquo, o reino da Rainha Makeda(Rainha de Sabá).Mas no reino de Makeda muito já se ouvira falar sobre a sabedoria do Grande Rei Salomão. Um dia, a Rainha decide visitar Salomão. Ela parte de onde hoje é a Etiópia e vai à Israel.

Quando ela chega, ela já se espanta com a riqueza, principalmente das pessoas que a receberam, logo a levaram à Rei Salomão.
Os dois se encontraram e a Rainha fez muitos testes para testar a inteligência de Salomão, ele passou, genialmente, em todos. Salomão disse que se ela se apoderasse de alguma coisa que pertencia a Salomão, ela teria que dormir com ele (espertinho não?). De noite, ela bebeu um copo de água que estava na mesa, Salomão disse que aquele copo era dele.Logo ela teve que dormir com o Sábio Rei.Os dois eram firmemente apaixonados, e ele teve um filho, ele também pregou a crença dos judeus à ela, e ela levou a Etiópia.Esse filho foi Menelik I.

O encontro de Makeda com Salomão
Já na Etiópia, Menelik I era pequeno e não conehcia seu pai.Ele não gostava disso, logo ele foi viajar para Israel.
Quando ele chegou, todos o confundiram com o Rei Salomão( tendo em vista que Menelik era negro), assim eles o conduziram ao palácio. O pai se alegrou muito a ver o filho crescido e tão parecido com ele, Salomão não queria que o filho partisse, mas, como isso seria necessário, Salomão enviou com Menelik vários judeus e uma cópia da Arca da Aliança.
Mas ocorreu uma surpresa, Zadoc(sumo-sacerdote) trocou a réplica da arca pela original. Quando Rainha de Sebá morreu, Menelik assumiu.Desde esses tempos (cerca de 900 A.C) a Etiópia conserva a religião judaica.
A Arca se encontra ainda na Etiópia, numa pequena capela na Igreja de Santa Maria de Sião.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.