Pages

Saturday, July 21, 2007

BUNNY WAILER

1995 foi marcado entre os fãs do reggae como o do cinqüentenário de Bob Marley. Em 97 foi a vez de Bunny Wailer, o mais jovem dos três Wailers originais (Bob Marley, Bunny Wailer e Peter Tosh) e o único ainda vivo. O mais discreto integrante do grupo que levou a mensagem do ritmo jamaicano para os cinco continentes completou 50 anos em abril de 97, recebendo justas homenagens por sua vida e obra devotadas ao reggae e à filosofia rastafari. Para começar, Bunny Wailer levou o seu terceiro Grammy (o maior prêmio concedido pela indústria fonográfica) pelo monumental CD duplo "Hall of Fame: Tribute to Bob Marley's 50th Anniversary", em que ele desfilou cinquenta clássicos compostos pelo rei do reggae. Também está previsto o lançamento de sua biografia, com o nome provisório de "Old Fire Sticks", que está sendo finalizada pelo jornalista e pesquisador americano Roger Steffens, um nome que é garantia de quantidade e qualidade de informação.

Parece impossível, mas o do meio é o Bob Marley (sem charro) e o da direita o Peter Tosh "Legalize It!" (com os mesmos óculos escuros de sempre). O outro é o Bunny Wailer, que deu nome aos Wailers do Bob.

Neville O'Riley Livingstone - seu nome de batismo - nasceu no dia 10 de abril de 1947, na Jamaica. Conheceu Bob Marley ainda criança e a amizade entre eles ficou mais forte depois que a mãe de Marley, Cedella Booker, se tornou companheira do pai de Bunny, Toddy Livingstone. Os dois amigos se tornaram irmãos e continuariam se tratando assim até a morte do maior ídolo da música jamaicana, em 1981. A carreira musical dos dois também se cruzou desde o início. Um ano depois de gravar o seu primeiro compacto, "Judge Not", Bob Marley formaria com Bunny, Peter e outros amigos do gueto o grupo The Wailers, que se destacaria nos anos seguintes entre as dezenas de grupos que se formaram naquela época na ilha caribenha.

Do alto de seus 50 anos, o rastaman Bunny Wailer é hoje um dos maiores nomes do reggae mundial, sempre a lembrar os seus companheiros da importância das raízes na música. Este é um recado que parece estar sendo compreendido pela nova geração do ritmo, atualmente empenhada retomar o sentimento e a arte original do reggae, mantendo o ritmo que tanto amamos como uma força viva e atuante no cenário musical do terceiro milênio.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.