Pages

Monday, July 2, 2007

CARLTON "CARLY" BARRETT (BATERIA)

Nascido em Kingston na Jamaica em 17 de dezembro de 1950,Carlton “Carly” Barrett foi o originador do ritmo ´´ONE DROP´´,um estilo rufado e percussivo na bateria.. Um membro essencial da banda Bob Marley e Wailers desde 1969,junto com seu irmão Aston “Familyman´´Barrett”, Carly co-escreveu “Talkin Blues” e executou sua bateria em cada album dos Wailers desde então.Com as batidas de Carly e o baixo de seu irmão Aston,a seção do ritmo dos Wailers plantou as sementes do reggae internacional de hoje.
“Field Marshal” como gostava de ser chamado,era filho de Wilfred e Violet Barrett.Quando jovem,ele construiu seu primeiro jogo de bateria com algumas latas vazias de pintura,começou a tocar,e foi influenciado inicialmente por Lloyd Nibbs, o grande baterista do Skatalites. Ele e seu irmão Aston cresceram em Kingston e absorveram o som emergente do ska.
Nos final dos anos 60's Carlton começou a tocar em sessões com seu irmão Aston,em bandas como The Soul Mates ou Rhythm Force, antes de estabelecer-se no grupo The Hippy Boys,uma formação com Max Romeo caracterizando os vocais. Leroy Brown,
Delano Stewart, Glen Adams e Alva Lewis tocaram também na formação,revezando nas faixas.
Os Hippy Boys transformaram-se numa das bandas que trabalhava mais duro nas sessoes de Kingston,apropriada, sua primeira gravação foi 'Watch This Sound'”,produzido pelo grande Slim Smith . Liberaram também um par de álbums para Lloyd Charmers como “Reggae with Hippy Boys” e 'Reggae Is Tight'. Assim como tocaram em muitas sessões para Bunny Lee e Sonia Pottinger, os irmãos Barrett tocaram também em dois suçessos de 1969 do tops das cartas do Reino Unido, “Liquidator” para Harry Johnson, e “Return of Django” para o Lee “Scratch” Perry, com quem tiveram depois uma tomada das raizes.
Para Perry, fizeram uma banda com o nome de The Upsetters, e colocaram para fora um funcionamento seminal infinito de instrumentais assassinos, incluindo 'Clint Eastwood','Cold Sweat','Night Doctor', e 'Live Injection'.Foi com Perry que os irmãos Barrett tocaram primeiramente com os Wailers, então um trio vocal que consistia em Bob, Peter e Bunny. Após ter gravado muitos números agora clássicos, Carly e Aston decidiram-se juntar sua equipe com os The Wailers em uma base permanente.
O irmãos Barrett gravaram diversos hits com os Wailers em 1969-70: “My Cup (Runneth Over)," Duppy Conqueror," Soul Rebel," e "Small Axe." ” Estas canções transformaram-se parte de um LP que Lee Perry liberou: Rebels da alma e volta da alma, e deu forma a fundação adiantada do estilo One Drop .Os Wailers originais Peter Tosh e Bunny Livingston deixaram o grupo em 1973, Carlton e Aston permanesceram com Bob Marley e foram gravar “Natty Dread ” em 1974. Carlton tem créditos como escritor para duas ddas canções do Dread Natty: “ Talkin Blues” e “Them belly-full(But we hungry)”.
Uma presença constante, Carlton permanesceu com os Wailers no estúdio e nas excursoes até que Bob faleçeu em 1981. Seu estilo,o de sua assinatura, pode ser ouvido em cada gravação com os Wailers produzidas desde 1969.
Carlton também tocou bateria com muitos outros artistas do reggae como Augustus Pablo,Burning Spear,Alpha Blondy,Big Youth,Glen Brown,Justin Hinds and the Dominoes,Johnny Clarke,Keith Hudson,Jimmy London e os ex Wailers Peter Tosh e Bunny Wailer(álbuns solos),Rita Marley,The Melody Makers,e dezenas de outros grandes nomes.
Com seu irmão Aston gravou alguns discos de DUB,como The Sound Of Macka Dub(Carlton Barrett & Family Man)[aka Macka Dub],tocou em alguns solos de Aston(Familyman In Dub)e num disco mais tarde rebatizado de Tribute to Carly Barrett,com the Wailers.
17 de abril de 1987 - sexta-feira - apenas enquanto Carly chegou em Kingston na sua casa e andou alguns metros, um pistoleiro se aproximou por trás dele e disparou nele duas vezes na cabeça. Estava morto na chegada em um hospital de Kingston na idade de 36 anos.
Logo depois que seu assassinato, a esposa de Carly, Albertine,e seu amante, um motorista de táxi nomeado Glenroy Carter, e um outro homem, Neil júnior, foram levados e presos pelo seu assassinato. Albertine e Carter escaparam da acusação de assassinato, e preferivelmente convictos, mas foram sentenciados a 7 anos por conspiração. Após apenas um ano na prisão, foram liberados em dezembro de 1992 em um júri legal.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.