Pages

Wednesday, July 11, 2007

CEDELLA MARLEY BOOKER


Cedella Marley Booker(nascida em 23 de julho de 1926,em St. Ann,Jamaica)é a mãe do mundialmente famoso músico do reggae Bob Marley,cantor e escritor.
Nascida Cedella Booker Malcolm em Kingston, Jamaica filha de Omeriah Malcolm e Alberta Willoughby. Booker casou com Norval Sinclair Marley,um ofiçial inglês branco que emigrou para a Jamaica,quando tinha apenas 18 anos. Norval Marley era um oficial e um capitão da marinha, assim como um supervisor da plantação de cana. Forneceu a sustentação financeira para suas esposa e criança mas viu-os raramente, porque estava frequentemente ausente,até voltar definitivamente para a Inglaterra. Bob tinha apenas dez anos quando Norval morreu de um cardíaco de ataque em 1955 na idade de 60 anos. Cedella e Bob mudaram-se então para o ghetto de Trenchtown,em Kingston.
Foram morar na casa do pai de Bunny Wailer,Taddeus´´Toddy´´ Livingston,com quem teve um relaçionamento que resultou em uma filha,Pearl Livingston.
Cedella mais tarde casou um homem americano,Edward Booker,com quem teve dois filhos,Anthony Booker e Richard Booker,e mudou-se para Delaware,E.U.A.
Cedella perdeu duas crianças,seu filho Bob Marley com cancer e também Anthony Booker asassinado pela polícia na Flórida,na idade de 18 anos.
Um de seus outros talentos não conheçidos pela maioria é que Cedella faz e vende seus próprios bonecos do ofício.Estes são feitos cuidadosamente á mão.
Cedella Booker escreveu dois livros sobre seu filho:
Bob Marley, My Son, Taylor Trade Publishing, ISBN 978-0878332984
Bob Marley: An Intimate Portrait by His Mother, Penguin Books Ltd (UK), ISBN 978-0140258141
Após a morte de Bob,Cedella entrou para o negóçio de gravação de reggae.Gravou dois albums, Awake Zion e Smilin' Island of Song,tendo como banda de suporte a mesma de seu filho,The Wailers.
Apareçe frequentemente também cantando ou discursando em alguns festivais,como o Reggae Sunsplash,sempre prestando tributo ao seu filho famoso,Bob Marley.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.