Pages

Saturday, July 14, 2007

Entrevista com The Wailers


Se Bob Marley estivesse aqui agora, qual seria a primeira música que você gostaria de cantar com ele?
Com certeza seria "hear the song of the rasta mind". Na verdade eu gostaria que abrisse todos os nossos shows. Esta é uma frase para abençoar todos as coisas do mundo.

Quando Bob Marley deixou o The Wailers alguma vez vocês pensaram em desistir da banda?
Não. Nós temos que pensar a respeito da música. Bob Marley se foi e uma luz foi apagada, mas o espírito continua e é por isso que a música tem que continuar e a música viverá para sempre. Todas as músicas que Bob gravou tocam até hoje.

O reggae não é só constituído por um bom batuque, mas também pela mensagem que transmite em suas letras. Mas e o reggae de hoje, ainda segue o exemplo deixado por Bob?
Alguns reggaes são bons e outros não. Muitas bandas atuais fazem as coisas pensando só no dinheiro e deixam de lado todo espírito da música. Muitas bandas também passam coisas negativas, são má influência para crianças, adolescentes. Dizer coisas ruins usando a música não é correto. Mas eu acredito que as coisas ainda vão mudar e voltar a ser como quando Bob Marley estava aqui, pois ele sim deixou um bom exemplo e que é seguido até hoje. Eu agradeço a Deus por isso, pois aqui e no mundo, todos ainda seguem seu exemplo.

O reggae sempre se importou com o amor, paz e fim das guerras. As músicas passam bem isso, mas se você fosse escrever uma música para o mundo hoje, qual seria a mensagem?
Eu escreveria uma música sobre paz, amor e união. Cantaria pelo fim do racismo, pois acredito que este é o maior obstáculo que o amor tem que enfrentar para prevalecer, amor ao próximo não importa se ele é negro, amarelo ou branco. Pediria liberdade e honestidade e tudo o que Deus colocou de bom em nossos caminhos.

Você acha que as gerações anteriores lutavam com mais força por seus direitos do que a geração atual?
Não, eu acredito que a geração de hoje ainda luta por seus direitos. É claro que sempre tem aqueles que estão completamente perdidos e a razão de tudo isso são as más influencias. Se Bob Marley estivesse aqui eles com certeza não estariam perdidos. Eles sentiriam como se estivessem no céu. Mas tudo vai ficar bom no final. As pessoas vão acabar percebendo o que é bom para elas. As coisas ruins sempre vem mas o bem sempre prevalece.

A música reggae procura passar mensagens de amor ao próximo e a Deus, porém, as pessoas estão cada vez mais se preocupando com elas mesmas. O que fazer a respeito disto?
Primeiramente você tem que se amar antes de amar alguém e se você ama alguém mas não se ama, então você não se conhece.

Quando vocês estão no palco, conseguem sentir se o publico está entendo a mensagem das músicas?
Claro que sentimos a vibração. Especialmente o reggae que é uma coisa espiritual, uma vibração espiritual, sentimento espiritual, dança espiritual e espiritual em tudo.

Você acha que o homem está fazendo bem ao mundo?
As pessoas não podem deixar que o mal fale mais alto em suas cabeças. Tem que saber o que é certo e o que é errado. Muitas pessoas fazem as coisas pensando somente em si próprio e esquecem inclusive que o mundo ao qual elas destoem também é delas.

Do que você acha que o mundo está precisando hoje?
Eu daria muito amor e paz, duas coisas muito importantes para se ter um mundo digno de viver.

Você acha que Bob estaria orgulhoso do mundo se ele estivesse aqui hoje?
Acho que sim. Ele ficaria feliz de ver como existem pessoas que entenderam sua mensagem e cantam suas musicas com o coração.

Como você se sente sendo um dos integrantes da banda que revolucionou o modo de pensar das pessoas?
Me sinto muito privilegiado, muito feliz por poder estar aqui, eu não me vejo como uma estrela mas como um privilegiado por fazer algo que é bom para o mundo.

Qual é real significado da frase "to free our mind"?
É o que temos que fazer quando dançamos uma música como o reggae. Muitas coisas são muito mais espirituais do que físicas. As pessoas tem que ter consciência de que a verdade, direitos e justiça são para todos. Eu não vejo outra forma de aproximar as pessoas se elas não se desligarem das coisas materiais e se importarem mais com o respeito ao próximo. Nada pode te subir a cabeça ao ponto de fazê-lo prejudicar alguém.
Vocês já tiveram problemas de censura com alguma música?
Na jamaica tinhamos muitos problemas com algumas músicas específicas.

Qual é o significado dos dréds?
É algo da cultura rastafari, uma forma de expressar sentimentos rastafari os quais estão dentro do coração de cada um. Porém, uma pessoa pode ter dréds mas não pensar como um rastafari. É como uma roupa que não tem nada a ver com sua personalidade e que você só usa porque acredita que assim vai ser aceito. Mas os lobos vestidos de cordeiros nunca enganaram ninguém.

Quais são os significados das cores da bandeira da Jamaica?
O verde significa prosperidade, o amarelo significa o sol, ouro; o preto é em homenagem aos jamaicanos.

Você considera a religião algo extremamente fundamental na vida de uma pessoa?
A religião é uma forma de disciplinar nossas vidas e sem disciplina ninguém vai a lugar algum. Ter uma religião é importante, é um passo positivo, pois só vai te fazer bem. Só acreditar porém não é o suficiente, você precisa respeitá-la e seguí-la com seu coração.

O que significa The Wailers?
É uma expressão que quer dizer: aqueles que dizem o que é certo, alto e claro.

Qual a principal frase para melhorar a vida das pessoas?
Amor é a chave. Se você ama você não machuca, não descrimina. Se você ama você dá amor.

Você acha que o mundo ainda tem jeito?
Sim, mas para ajeitar tudo ainda vai demorar, aos poucos nós vamos reconstruindo. As pessoas só se preocupam com o que as interessa e acabam não tendo tempo uns para os outros . Algumas pessoas são muito egoístas.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.