Pages

Sunday, April 19, 2009


Paz e união são princípios básicos de uma cultura muito antiga e popular na Jamaica e que muitas vezes é confundida com religião: a cultura Rastafari.
Rastafari é uma palavra do idioma Aramaico, que foi a primeira língua da Etiópia, um país que fica na África.

A palavra "Ras" significa príncipe e "tafari" paz. Portanto, rastafari quer dizer "príncipe da paz". Alguns ainda classificam a palavra "Ras" como sendo cabeça, simbolizando o indivíduo que tem sabedoria.

Etiópia
Haile Selassie I
Muitas pessoas confundem essa cultura com religião por ter uma ligação muito forte com a espiritualidade.

Os "rastas" não freqüentam cultos em templos ou igrejas. São seguidores de Rastafari Makonnen, nome de batismo do Imperador etíope Haile Selassie I, que pregava a paz e a unidade entre os povos africanos e de todas as outras nações.

A cultura rastafari tem uma ligação muito forte com a natureza, princípio básico da criação. Por essa razão, os "rastas" são naturalistas e vegetarianos, ou seja, não comem carne de nenhum animal. As cores têm importância fundamental e marcante, pois traduzem significados que representam a própria cultura rastafari, com seus princípios básicos de união e defesa de suas raízes.

Música
Quanto à música, a cultura rastafari é fortemente marcada e identificada com o reggae, que primeiramente foi tocado nas montanhas, chamando-se Nyabinghy (Liberdade). Traduzindo um sentimento de liberdade, a música era tocada somente por tambores e cantada. Com o passar dos tempos, foram surgindo outros ritmos e daí as variações do reggae.

O mais conhecido é o reggae roots ou reggae de raiz, no qual o mais importante é o sentimento. Não há regras, cada um compõe como quiser, dependendo unicamente da inspiração individual. Entretanto, o tema das músicas sim, na sua grande maioria, fala de paz, união e amor.

Fundamentos
O fundamento da cultura rastafari é simples, apenas deixar que as coisas sigam o seu caminho natural. Os verdadeiros "rastas" estão cada vez mais distantes da balbúrdia das grandes cidades e dos efeitos do desenvolvimento tecnológico. Eles aguardam tranqüilos o final dos tempos com a celebração da paz e justiça para todos.

Seguindo os princípios da natureza, os "rastas" também cultuam o cabelo, que vai crescendo naturalmente, pois antigamente não havia pente, tesoura. É deixar crescer como a natureza determina. O cabelo serve para identificar o seguidor rastafari e tem um significado cultural, é cheio de energia, é magnético.
Geralmente, os rastafaris não usam seu próprio nome. Escolhem um apelido.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.