Pages

Monday, May 21, 2007

JAH NO BRASIL

Sua Majestade Imperial Hailé Selassié I veio ao Brasil em dezembro de 1960 em missão diplomática. Veja como foi:

12 de dezembro - Selassie desembarca em Recife em uma aeronave da Ethiopian Airlines, acompanhado pela eta Aida Desta e os vinte e cinco integrantes da sua comitiva.

13 de dezembro - Partida para Brasília. Audiência no Palácio da Alvorada com o presidente Juscelino Kubitschek (foto acima: José Pereira Rocha). Visita o Congresso Nacional e o STF (Superior Tribunal de Justiça).

14 de dezembro - Sobrevoa a capital em companhia de JK. Embarque para São Paulo. Audiência com o governador Carvalho Pinto. Encontro com lideranças populares no ABC. Começa a receber notícias sobre um golpe militar que estava acontecendo na Etiópia.

15 de dezembro - Obrigado a voltar a seu país para controlar o golpe. Levanta vôo ao raiar do dia.

Haile Selassie I e o presidente brasileiro Juscelino Kubitschek"

Sua agenda ainda previa uma visita ao Rio de Janeiro, onde iria oferecer uma grande recepção ao presidente JK no Copacabana Palace, o mesmo local em que, vinte anos depois, Bob Marley se hospedaria. A rebelião na Etiópia seria controlada em menos de dois dias. Três anos depois ele iria patrocinar a primeira reunião da Organização da Unidade Africana, em Addis-Abeba, capital etíope. Em 1974 Haile Selassie I seria derrubado por militares de inspiração cambojana que mergulharam o país em um banho de sangue. O imperador foi assassinado covardemente em 1975, asfixiado com o próprio travesseiro.

Avaliação por Lij 'Moa Anbesa
Quando Selassié estava no Brasil, recebeu as notícias de um golpe. Mas não é por isso que deixou de cumprir seus compromissos.Cumpriu todos e manteve imensa calma, o que surpreendera todos. Quando chegou na Etiópia os rebeldes já tinham tomado o palácio verde e matado muitos guardas. Eles ainda planejavam coroar o Filho de Selassié (Asfa Wossen) como novo Imperador. O exército conseguiu conter tudo em 3 dias, em batalha contra os rebeldes. A maioria foi morta. Selassié lamentou muito o caso, e se mudou de Palácio. O Palácio antigo foi transformado em uma Universidade de Sucesso, como pode se ver na foto abaixo:
O Texto também fala:
" O imperador foi assassinado covardemente em 1975, asfixiado com o próprio travesseiro."
Hailé Selassié não foi morto, ele teve um desaparecimento misterioso. Alguns diziam que Ele pediu autorização para ir à uma igreja. No primeiro dia Ele foi e voltou, no segundo também.No terceiro ele foi mas não voltou, nunca mais o viram.Existem várias versões, mas a verdade ninguém sabe.Cada um acredita em algo. Quem sabe Ele não esteja em algum lugar, longe da Babilônia, esperando o dia em que julgará todos...

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.