Pages

Thursday, August 2, 2007

EARL ´´WIRE´´LINDO

Earl Wilber Force Lindo nasceu em 7 de Janeiro de 1953, em Kingston, Jamaica
O Earl “Wire” Lindo, também chamado´Wya´é um músico completo.
É organista, tecladista, rganista, e toca clavinete, e violão.
Depois de tocar com Taj Mahal, se juntou a Bob Marley & Wailers. É um membro dos Wailers até hoje, um dos poucos originais, e colaborou com vários artistas do reggae includindo Burning Spear, Big Youth, Culture, Bunny Wailer, Alpha Blondy, Ras Midas, Sons Of Jah, Justin Hinds, Earl Chinna Smith, Augustus Pablo e Peter Tosh, inclusive fez parte da banda de Tosh: Word, Sound e Power.
O EARL “WYA” LINDO que borbulha incessantemente com seu órgão sincopado, funky, sua marca registrada... Earl “Wya” Lindo começou sua carreira com os Wailers em 1972. Quando cursou a universidade de Excelsior na Jamaica, “Wya” tocou o órgão na banda local. Aston “Familyman” Barrett ouviu “Wya” e o recomendou tocar para um programa da televisão da tarde de sábado chamado "Where It's At"” na JBC. Na mostra tocou com Tommy McCook, que tocou saxophone para o Skatalites, e Alva Lewis na guitarra, dos Upsettters/Hippy Boys. Gastou também muitos de seus dias trabalhando no Studio One de Coxsone Dodd, a etiqueta a mais prolífica de gravação da Jamaica, onde tocou em um número incontável de gravações, com cada estrela Jamaicana que se tem a oferecer. Em 1972 foi convidado a se juntar aos The Wailers onde tem permanecido sempre, até os dias de hoje, sendo, junto com Familyman e Al Anderson, um dos poucos membros remanescentes da formação original.
Lindo sofre de desritmia, provocada quando estava em excursão com Taj Mahal durante a metade dos anos 70s, quando Lindo fez uso indevido e exagerado do ácido lisérgico (LSD), o que lhe causou problemas psíquicos sérios, mas não tirou seu talento e gosto pelo teclado e o reggae, felizmente. Lindo é um dos maiores tecladistas de reggae do mundo.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.