Pages

Thursday, June 2, 2011

Amplexos - RJ - Brazil


RELEASE:
A Amplexos foi formada há cinco anos em Volta Redonda-RJ. O grupo lançou seu primeiro disco ainda em 2008, virtualmente, pelo site www.amplexos.com . Mais tarde, fizeram o lançamento físico do álbum, pelo selo carioca Bolacha Discos. O primeiro trabalho do grupo é resultado dos anos iniciais de carreira, com músicas do começo da história da banda e músicas já mais recentes, e funciona como uma coletânea, um registro das melhores canções da primeira fase da banda, muito ligada ao rock e à música brasileira.


Ainda em 2008, a banda ganhou o Prêmio Uirapuru, promovido pela revista gaúcha O Dilúvio, na categoria “Melhor Álbum do Ano”, em votação popular (público leitor), mesmo tendo lançado o disco apenas virtualmente na época. A mistura de rock, blues e música brasileira e as grandes doses de música pop da banda renderam ainda em 2008 a participação em pequenos festivais do Rio de Janeiro, como o “B de Banda” (Jornal do Brasil).

Em 2009, com o lançamento físico do material, conquistam espaço ainda maior na cena independente carioca, com muitos shows nas principais casas do gênero, além de apresentações em São Paulo e Minas Gerais. Nesse mesmo ano, formatam o evento “Amplexos Convida”, em Volta Redonda – uma festa mensal que convida bandas da região sul-fluminense e de fora com trabalho autoral relevante para apresentações em conjunto. O evento consolida o público da Amplexos na região e fortalece o nome do grupo no Rio de Janeiro e Brasil como uma banda que, além de fazer música de qualidade, trabalha pela construção de uma cena.

Em 2010 a banda lança o single “A Atriz” uma regravação da música presente no primeiro disco, com novo arranjo e masterização de Gustavo Lenza (Céu, Curumin). A música mostra a evolução nos arranjos do grupo e traz um aperitivo dos novos trabalhos que virão, com influências diretas de reggae, dub e psicodelia. O lançamento do single aconteceu por meio de uma estratégia bolada pelo próprio grupo, em que mais de 40 blogs e sites musicais formaram uma corrente e disponibilizaram a música para download em um mesmo dia. O lançamento recebeu destaque nos principais sites e blogs de música do país, além de trer recebido notas nos mais diversos jornais.

Participaram recentemente das seletivas cariocas para o Festival MADA, um dos maiores do país, chegando às finais, junto com outras sete bandas, e importantes nomes do cenário independente brasileiro, além de terem participado do Grito Rock! (Volta Redonda e Resende-RJ).

Sobre o disco novo, atualmente em fase de produção:

Experimentar formas, estruturas e melodias características da música das periferias do mundo dentro da música pop é a proposta musical da banda Amplexos, de Volta Redonda-RJ, em seu segundo álbum, atualmente em fase de produção. Jamaica, Nigéria, Etiópia, Brasil e Cuba são os "guetos" que inspiram o grupo que, no primeiro disco, lançado em 2009 em parceria com o selo carioca "Bolacha Discos", já flertava, ainda que timidamente, com tais inflluências dentro da música pop rock.

Música dançante, suingada, mas sem ser festiva. Música repleta de climas obscuros e reflexivos e viradas que remetem ao rock progressivo. O novo disco, previsto para ser lançado em 2011, promete ser um álbum conceitual, que conta a saga de um cético que descobre a espiritualidade e entra em contato com um novo mundo através da música.


Integrantes:
Eduardo Valiante (Guga);
Flavio Polito;
Leandro Tolentino;
Leandro Vilela;
Marcelo Henrique (Martché);
André (Mestre André)




Baixe o primeiro CD: www.amplexos.com
Siga a banda para novidades: @amplexos

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.